terça-feira, 23 de agosto de 2011

Viva a Literatura Fantástica

Muitas pessoas, a começar por alguns críticos literários, têm vindo a exprimir opiniões muito críticas relativamente àquilo a que se convencionou chamar literatura fantástica. No entanto, tais críticas parecem esquecer duas ideias fundamentais:
1- Há grandes nomes da literatura mundial ligados a este género.
2- Valorizar e divulgar este tipo de livros é um enorme contributo para a promoção da leitura entre os jovens.
Explicitando:
1- Muito dos críticos deste género esquecem nomes como Júlio Verne, Edgar Allan Poe, Tolkien ou Lewis Carrol que são nomes universalmente consagrados. Muitas vezes, não só neste campo como em muitos outros, toma-se a parte pelo todo e pega-se em exemplos extremos, como os livros sobre vampiros tão em voga, e extrapola-se para todo o universo, tão vasto e rico, da literatura fantástica. Em todos os géneros há bons e maus livros e não podemos condenar “O Senhor dos Aneis” ou os contos de Poe por alguém os ter metido no mesmo saco que as mais vulgares estórias de faca e alguidar.
2- As pessoas que criticam este género literário são, muitas vezes, as mesmas que choram lágrimas de crocodilo porque em Portugal se lê pouco. São, por exemplo, os professores e políticos ligados à educação que se lamentam da falta de hábitos de leitura dos nossos jovens e depois vêm condenar este tipo de livros. Então em que é que ficamos? Vamos obrigar os jovens a ler Camões ou Eça de Queirós? Ou vamos dizer-lhes que mais vale jogar nas Play-Station?
Na minha terra costuma dizer-se que não se caçam moscas com vinagre. Se queremos incentivar a leitura, deixemos os nossos jovens ler R. R. Martin, Tolkien, Zimmer Bradley ou o que eles quiserem.
E, já agora, dirigindo-me aos críticos: já experimentaram ler algum destes autores?

4 comentários:

  1. Olá
    Concordo em pleno contigo, deixem as pessoas ler o que lhes dá real prazer, porque a leitura deve ser sempre um prazer viciante.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  2. Descobri agora o teu blog e fiquei fã, vou regressar muitas vezes :)

    ResponderEliminar
  3. Maria João, obrigado!
    Também já estou a seguir o teu blogue. Estamos no princípio, temos de nos apoiar :)

    ResponderEliminar
  4. Estou feliz por me teres visitado! Assim encontrei este blogue fantástico.
    E a propósito, concordo plenamente com o que escreveste. Não podia ter dito melhor. ;)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar