quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O belo e o horrível em "O Perfume" de Patrick Süskind


Um dos aspectos mais marcantes de um bom livro é a caracterização dos personagens. E, na minha opinião, uma obra de génio tem de envolver, quase obrigatoriamente, um personagem muito forte.
Li há muitos anos “O Perfume”, de Patrick Süskind e não conseguirei, mesmo que quira, esquecer esse personagem inesquecível que é Jean-Baptiste Grenouille. Trata-se de um homem estranho, que não possui cheiro próprio embora tenha um olfacto anormalmente apurado. Tudo se passa como se ele absorvesse todos os cheiros do mundo. Esta característica, aparentemente inútil transforma-o no mais genial fabricante de Perfumes.
A partir daqui Süskind constrói uma história maravilhosa, baseada nos perfumes e maus cheiros de Paris. Este contraste estende-se depois a todos os outros contrastes do meio parisiense do século XVII – o amor e a violência, a luxúria e o ódio, a beleza e o terror.
Grenouille é o herói e o anti-herói, o vilão que se apaixona para depois matar a amada.
E vinte e seis serão as suas vítimas, todas elas assassinadas na procura da essência perfeita.
Uma obra medonha, uma obra de génio!

6 comentários:

  1. Este livro marcou-me bastante também. Lembro-me de quando estava lendo, parecia que estava sentindo todos aqueles aromas de ele descobria.

    Um livro que mexeu com os meus sentidos e é um dos meus preferidos de sempre.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que fiquei curioso por ler o livro depois desta descrição.

    ResponderEliminar
  3. É realmente uma viagem olfactiva por Paris do século XVIII, embora por pano de fundo também tenha um enredo policial. Li relativamente há pouco tempo e gostei muito: uma obra de génio! :)

    ResponderEliminar
  4. Este é um daqueles livros de culto que não esquecemos: lê-se e cheira-se, literalmente.
    É fabuloso!
    Já agora,leu A pomba" do mesmo autor?
    É uma pequena(89 págs)grande maravilha.

    ResponderEliminar
  5. Não li mais nada deste autor. Por agora :) vou tentar obter esse, Teresa

    ResponderEliminar
  6. Tenho ouvido coisas muito boas e muito más sobre este livro e confesso que tenho algum receio de lhe pegar... Mas gosto bastante do tema e das descrições que a maioria das pessoas lhe fazem. :)

    ResponderEliminar