quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ler é sonhar

Ler é sonhar. De olhos bem abertos, entramos em mundos ignorados, antes inimagináveis.
Longe da escola, dos horários, testes e repreensões, perante um livro somos livres. Somos livres para amar as letras, as frases, linhas e páginas que nos levam cada vez para mais longe, para lá dos dias e minutos que nos envolvem nesta trama de preocupações a que chamamos vida.
O mundo dos livros é um mundo outro, um mondo sonhado e vivido entre linhas. Por isso ler é liberdade e sonho. Os livros são o mundo encantado que o nosso pensamento dirige. As letras que outros escreveram são apenas o princípio da nossa viagem maravilhosa que nos afasta desta opressão, deste mundo mesquinho onde se fala de crises, ódios e guerras. Como uma criança brincando, quem lê tem uma vida alternativa, uma vida feita à medida do seu sonho.
Cada livro é um mundo. Mas somos nós que o fazemos, não o seu autor. Para nós, que lemos, os personagens podem ser quem nós quisermos. Nós próprios podemos ser o personagem que quisermos; podemos encantar-nos com as aventuras de James Bond ou de D. Quixote. Podemos sonhar como os personagens de Paulo Coelho. Podemos ir à Lua com Júlio Verne. Podemos ser nós. Podemos ser livres!

2 comentários:

  1. Ler é sonhar, conhecer, viajar, aprender, encarnar noutras personagens e vivências. Daí, ler ser um prazer! :)

    ResponderEliminar