quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Emily Brontë, O Monte dos Vendavais

O Monte dos Vendavais é um livro com uma força avassaladora. É um livro capaz de despertar em quem lê as emoções mais profundas. O ódio e o amor andam aqui de mãos dados.
As personagens principais têm um carácter vincado que parece emanar das profundezas da terra. Nota-se que é um livro escrito com sentimento, com uma força profunda.
É um livro que não deixa ninguém indiferente. Por vezes a leitura é difícil, tão grande é a necessidade que a autora revela de caminhar até ao mais profundo das almas. Bronte imaginou estas personagens mas deu-lhe uma vida tão avassaladora que as acompanha com paixão; nota-se que a autora vive as personagens. Raramente um livro consegue a profundidade de análise da alma humana como este consegue.
Aparentemente, a autora despreza a "normalidade"; quase todos os personagens têm características muito próprias que as afastam do comum dos mortais. O que é interessante é que por mais "estranhos" que sejam as personagens e os seus comportamentos, a arte de Bronte leva a que o leitor os considere perfeitamente verossímeis.
Não há dúvida que estamos perante uma obra genial. Talvez um dos melhores livros que li até hoje.

6 comentários:

  1. Adorei este livro. É um dos meus preferidos de sempre. ;)

    ResponderEliminar
  2. Já li há muitos anos, lembro que me impressionou. Aliás, também existe um filme antigo, a preto e branco, salvo erro com a protagonista de "E Tudo o Vento Levou", Vivien Leigh... :)

    ResponderEliminar
  3. é sem dúvida um livro poderoso, fortíssimo.
    Teté, o filme que conheço (e é muito bom) é de 1992, com Juliette Binoche e Ralph Fiennes. Mas o filme que referes, que ainda não vi, é de 1939, mas não com Vivien Leigh mas sim com o seu marido, Laurence Olivier. O papel de Catherine Linton
    é desempenhado por Merle Oberon.

    ResponderEliminar
  4. Bem, fiquei espantada com tanto conhecimento...
    Não li o livro, nem vi os filmes, mas vou remediar tudo isto: comprar o livro e o DVD (Juliette Binoche é uma das minhas actrizes preferidas).
    É isto que eu gosto na blogosfera: partilha de informação.

    ResponderEliminar
  5. É um livro avassalador! Heathcliff é uma das personagens mais complexas que já encontrei e das mais inesquecíveis!

    ResponderEliminar
  6. Genial, sem dúvida! É um romance inesquecível!
    Gostei muito do post, é bom ouvir falar de bons livros. Vale a pena ser um "fanatic reader"!
    Abraço do falcão

    ResponderEliminar